Este blog foi criado para explicar os motores dcombustão interna movidos a gasolina ou a diesel.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Motor de combustão interna


O motor de combustão interna é uma máquina térmica. Ele transforma a energia que vem de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão é feito através de ciclos termodinâmicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases. Este mesmo motor utiliza os próprios gases da combustão como fluido de trabalho, ou seja, são os gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura, expansão e exaustão. Estes processos impulsionam os pistões com o aumento da pressão interna da câmara, decorrente da combustão.




Quase todos os carros atuais usam motor de combustão interna a pistão porque esse motor é:


· Relativamente eficiente (comparado com um motor de combustão externa)
· Relativamente barato (comparado com uma turbina a gás)
· Relativamente fácil de abastecer (comparado com um carro elétrico)






Rudolf Diesel desenvolveu a idéia do motor a diesel em 1892. Seu objetivo era criar um motor de alta eficiência.



Nikolaus Otto foi quem desenvolveu o motor a gasolina em 1876, porém não eram muito eficientes





As principais diferenças entre os motores com seu respectivos combustíveis são:




  • Um motor a gasolina aspira uma mistura de gasolina e ar, comprime-a e faz a ignição com uma centelha. Um motor a diesel puxa o ar, comprime-o e então injeta o combustível no ar comprimido, o calor do ar comprimido inflama o combustível espontaneamente.

  • Um motor a gasolina comprime a uma taxa de 8:1 a 12:1, enquanto um motor a diesel comprime de 14:1 a 25:1. A taxa de compressão mais alta do motor a diesel leva a uma eficiência maior.

  • Motores a gasolina geralmente usam carburação, na qual o ar e o combustível são misturados bem antes do ar entrar no cilindro, ou injeção de combustível no duto de admissão, no qual o combustível é injetado imediatamente antes do tempo de aspiração (fora do cilindro). Os motores a diesel usam injeção direta de combustível o óleo diesel é injetado diretamente no cilindro.

  • O motor a diesel não tem vela, ele aspira o ar e o comprime, e então injeta o combustível diretamente na câmara de combustão (injeção direta). É o calor do ar comprimido que inflama o combustível num motor a diesel. Já o motor a gasolina possui vela para que a combustão ocorra.

  • O diesel é mais pesado e mais oleoso do que a gasolina e o seu ponto de ebulição é mais alto que o da água. Freqüentemente referem-se a ele como "óleo diesel", por ser tão oleoso.
    O diesel tem uma densidade energética mais alta do que a gasolina. Em média, 1 galão (3,785 litros) de diesel contém aproximadamente 155 x 106 joules (147 mil BTU), enquanto 1 galão de gasolina contém 132 x 106 joules (125 mil BTU).

  • O Diesel evapora mais devagar porque é mais pesado, ele contém mais átomos de carbono em cadeias mais longas do que as da gasolina (a gasolina é tipicamente C9H2O, enquanto o diesel é tipicamente C14H3O).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário